terça-feira, 26 de março de 2019

Empossada nova Cônsul honorária da França no Paraná




Empossada nova Cônsul honorária da França para o Paraná


Por Thiago de Menezes *



A nova Cônsul Honorária da França para o Paraná, Consuelo Rauen, tomou posse para o cargo, em cerimônia realizada na manhã da terça-feira (26/03), na sede da Associação Comercial do Paraná, durante reunião do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da própria ACP, com a presença de membros do ‘Corpo Consular do Paraná’. Ela substitui Nadir Bosch, que ficou por dois anos no cargo num lugar colonizado por nações estrangeiras e que atualmente 60% dos moradores do estado têm alguma ascendência estrangeira.



A reunião teve como presidente em exercício, Odone Fortes Martins, segundo vice-presidente da ACP, tendo como autoridades participantes o vice-governador e governador em exercício do Paraná, Darci Piana e o Cônsul-Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, além de conselheiros da ACP e demais convidados, destacando-se a presença do Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná (também da República Dominicana), Thomas Augusto Amaral Neves, atual presidente do respeitado ‘Corpo Consular do Paraná’, fundado em Curitiba no ano de 1951.


Consuelo Rauen é personalidade atuante no universo cultural e diplomático, dada à sua vivência internacional, principalmente. Formada em letras pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), com pós-graduação no Centre de Linguistique Appliquée, em Besançon, França, e especialização em interculturalidade pela Université de Caen, também na França, Consuelo possui vasta experiência no ensino de idiomas com ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências. É empresária e consultora de empresas, com formação no programa “10.000 Mulheres Empreendedoras”, pela FGV/SP. Possui formação em Coaching e Análise Comportamental com validação internacional de importantes instituições, como ECA (European Coaching Association), GCC (Global Coaching Community), Behavioral Coaching Institute e IAC (International Association of Coaching).


Presente na solenidade, o Cônsul-Geral da França, Brieuc Pont, destacou que seu país tem grande consideração pelo Paraná, pois existem dois cônsules naquele estado, um em Curitiba e outro em Foz do Iguaçu. “Pouco se fala sobre isto, mas a França é o país estrangeiro que mais gera mão de obra no Brasil com um total de 500 mil postos de trabalho em empresas francesas”, destacou Pont. Em seguida, a nova cônsul Consuelo Rauen disse que é uma honra assumir o cargo, relatando que já trabalha pela França no Brasil há mais de 40 anos em diferentes funções e quer fazer tudo de melhor na função que agora ocupará.



* Jornalista por formação e escritor, Thiago de Menezes é membro da ‘Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS’, diretor de imprensa da ‘Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA’ (órgão consultivo do Governo Federal) mais ‘Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil – CONPEJ’ e tem vasta experiência como jornalista de turismo e diplomacia.

Contato: menezes.turismo@gmail.com

sexta-feira, 22 de março de 2019

Corpo Consular do Paraná recebe o Embaixador da Macedônia



Corpo Consular do Paraná recebe o Embaixador da Macedônia

Por Thiago de Menezes * (Adido de Imprensa)


O Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná (também da República Dominicana), Thomas Augusto Amaral Neves, atual presidente do respeitado “Corpo Consular do Paraná”, fundado em Curitiba no dia 22 de janeiro de 1951, esteve com o diplomata Ivica Bocevski, Embaixador da República da Macedônia na sede da Associação Comercial do Paraná em Curitiba. Participaram do encontro outras autoridades consulares e empresários paranaenses.




A Macedônia e o Brasil têm uma longa história conjunta. O fio macedônio é apenas uma das vertentes do mosaico multicultural brasileiro. Desde o final do século XIX, o Brasil dá um novo lar aos macedônios que procuram uma vida melhor fora de sua pátria. A inauguração da Embaixada da República da Macedônia em Brasília celebrou a instalação oficial da primeira missão diplomática da Macedônia na América Latina.


Atualmente, a Macedônia tem interesse em ampliar o consumo de produtos agropecuários brasileiros. O país já é grande consumidor de carne de frango proveniente do Brasil. Há grande interesse na importação de carne suína brasileira, assim como realizar negócios com empresas brasileiras.


Serviço: REPRESENTAÇÃO DA MACEDÔNIA NO BRASIL

Embaixada da República da Macedônia em Brasília
http://www.mfa.gov.mk
http://investinmacedonia.com
http://www.macedonia.timeless.com
brasilia@mfa.gov.mk
Endereço: SHIS QL 26 CJ 05 LT 15
Lago Sul – Brasília DF/Brasil – CEP: 71.665-155
Tel: + 55 (61) 98276-1850


* Jornalista por formação e escritor, Thiago de Menezes é membro da ‘Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS’, diretor de imprensa da ‘Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA’ (órgão consultivo do Governo Federal) mais ‘Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil – CONPEJ’ e tem vasta experiência como jornalista de turismo e diplomacia.

Contato: menezes.turismo@gmail.com




Cida Borghetti homenageada pelo Corpo Consular do Paraná



Cida Borghetti, Embaixadora da Organização Mundial da Família, homenageada pelo Corpo Consular do Paraná




Por Thiago de Menezes * (Adido de Imprensa)


A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, designada como Embaixadora da Organização Mundial da Família - OMF desde janeiro passado, vai integrar o Corpo Consular do Paraná como Membro Honorária. O convite foi feito pela Diretoria do corpo Consular em reunião realizada na última segunda-feira (18), na sede da Associação Comercial do Paraná e aprovado por unanimidade pelos demais integrantes da entidade.



A indicação para a distinta honraria foi iniciativa do Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná, Thomas Augusto Amaral Neves, que regressou recentemente da Europa onde cumpriu grande agenda diplomática, sempre representando a Albânia e também à República Dominicana, da qual também é Cônsul Honorário em Curitiba. Reconhecidamente um defensor dos interesses da Albânia mundo afora, o Dr. Thomas A. Amaral Neves atualmente é o presidente do respeitado “Corpo Consular do Paraná”, fundado em Curitiba no dia 22 de janeiro de 1951 e que recentemente completou 68 anos como entidade organizada, inicialmente como “Sociedade do Corpo Consular” e, atualmente, com a denominação de Corpo Consular; assim como integrante, entre outros, da Federação Mundial dos Cônsules – FICAC, da Federação Latino Americana dos Cônsules – FLAMCA e da Academia Diplomática de Londres.



O ano de 2019 é especial para o Corpo Consular do Paraná Corpo, que tem agenda extensa de comemorações aos seus profícuos 68 anos de fundação. A entidade reúne mais de 45 diplomatas de carreira e cônsules honorários de nações com representação no Estado e tem como objetivo agregar consulados de países presentes no Paraná, promover maior aproximação entre seus membros e ampliar o intercâmbio cultural, econômico, turístico e social.





“É uma honra poder auxiliar na articulação com nações estrangeiras e missões para ampliar a participação e a presença do Paraná no mercado internacional”, disse Cida Borghetti, a ex-governadora do Paraná e Embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF), que faz parte do conselho consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU). É responsável por representar e defender os interesses das famílias do mundo, criando políticas públicas de desenvolvimento e proteção social como erradicação da pobreza, educação, saúdem combate à discriminação e à violência doméstica. De acordo com a presidente da OMF, Cida foi escolhida para o cargo principalmente por sua experiência em projetos nas áreas de primeira infância, prevenção à saúde e direitos das mulheres. No novo papel voluntário, Cida afirma que auxiliará na construção de políticas públicas para a área. “É uma missão que recebo com muita disposição em ajudar quem mais precisa”, ressaltou.





* Escritor e jornalista, Thiago de Menezes é membro da Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS e diretor de imprensa da Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA (órgão consultivo do Governo Federal).

(Fotos: Divulgações)

segunda-feira, 11 de março de 2019

Cônsul da Albânia em Curitiba é recebido na Embaixada em Viena



Cônsul da Albânia em Curitiba é recebido na Embaixada em Viena

por Thiago de Menezes* (Adido de Imprensa)


O Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná, Thomas Augusto Amaral Neves, juntamente com sua esposa, a Consulesa Dra. Dolores Bustelo, cumpriram importante agenda na Áustria, onde foram recebidos pelo Embaixador da Albânia em Viena, o diplomata Roland Bimo e sua esposa, na sede da Embaixada naquele país. A missão diplomática da Albânia na Áustria além de promove os interesses albaneses naquele país, também desempenha um papel importante no desenvolvimento, nos assuntos culturais e nos contatos com a imprensa local.


A Albânia foi reeleita em 2017 para o Conselho Executivo da UNESCO, a mais alta estrutura executiva da organização, e cumpre essa participação no período 2017-2021. Como membro do Conselho Executivo, a Albânia tem a oportunidade de continuar a contribuir para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável nos campos da educação, cultura, ciência, comunicação, preservação e promoção do patrimônio cultural, espiritual e natural.


Reconhecidamente um defensor dos interesses da Albânia mundo afora, o Dr. Thomas A. Amaral Neves atualmente é o presidente do respeitado “Corpo Consular do Paraná”, fundado em Curitiba no dia 22 de janeiro de 1951 e que recentemente completou 68 anos como entidade organizada, inicialmente como “Sociedade do Corpo Consular” e, atualmente, com a denominação de Corpo Consular; assim como integrante, entre outros, da Federação Mundial dos Cônsules – FICAC, da Federação Latino Americana dos Cônsules – FLAMCA e da Academia Diplomática de Londres.



*Escritor e jornalista, Thiago de Menezes é membro da Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS e diretor de imprensa da Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA (órgão consultivo do Governo Federal).

(Fotos: Divulgações)

Ecos dos 68 anos do Corpo Consular do Paraná em Curitiba



Ecos dos 68 anos do Corpo Consular do Paraná em Curitiba


por Thiago de Menezes (Adido de Imprensa)



O respeitado “Corpo Consular do Paraná” completou 68 anos como entidade organizada, inicialmente como “Sociedade do Corpo Consular” e, atualmente, com a denominação de Corpo Consular; reunindo mais de 40 diplomatas de carreira e cônsules honorários mais agentes e adidos consulares de nações com representação naquele Estado. Fundado em Curitiba no dia 22 de janeiro de 1951, o Corpo Consular teve, como seus últimos presidentes, os cônsules Luiz Celso Branco (Chile), Edson José Ramon (Sérvia), Mariano Czaikowski (Ucrânia), Andreas Hoffrichter (Alemanha) e, agora, presidido pelo dinâmico cônsul Thomas Augusto do Amaral Neves (Albania e República Dominicana), que é o capitão dos tradicionais “Cafés das Nações”, realizados pelo Diário da Indústria & Comércio e apoiados pelo Corpo Consular para comemorar as datas nacionais dos países.


O atual presidente da entidade, o Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná e Cônsul Honorário da República Dominicana em Curitiba, Thomas Augusto Amaral Neves, juntamente com sua diretoria diplomática, entregou o diploma de reconhecimento de incentivo à nova gestão ao economista e contador Darci Piana, Governador em exercício do Paraná.


O governador em exercício participou no começo de março de 2019, da assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, no centro-sul do estado, e Ternopil, na Ucrânia. O termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana na cidade. A expectativa é que aproxime empresários das duas cidades e fortaleça as relações principalmente nas áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública. Confiram as fotos!




(Fotos: Divulgações)