terça-feira, 8 de novembro de 2016

Seminário Macau e Intercâmbio Sino-luso-brasileiro



O acadêmico e comendador Mauro Pereira de Lima Câmara, que recentemente foi homenageado com a Cruz do Empreendedor pela ANCEC, esteve presente ontem, sendo um dos cicerones, no Rio de Janeiro, a uma importante edição do Seminário Macau e Intercâmbio Sino-luso-brasileiro, que foi realizada na CNC e com auditório lotado com cerca de 400 pessoas.




Ex-Conselheiro Consular da República do Suriname e membro de diversas Câmaras de Comércio, Mauro é um dos Vice-Presidentes da tradicional FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR (FCCE), que é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Av. General Justo, nº 307 – 6º andar, Rio de Janeiro (RJ). Lembrando que a FCCE é a mais antiga associação de classe no Brasil dedicada exclusivamente às atividades do Comércio Exterior.




Já tive oportunidade de participar de uma edição anterior, representando a ACONBRAS – Associação dos Cônsules Honorários no Brasil a pedido do ex-presidente da mesma, quando o evento foi organizado pelo Instituo Internacional de Macau e pelo Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia-Pacífico (IBECAP), com a participação de especialistas e diplomatas chineses, brasileiros e de Macau. Naquela ocasião, o presidente do IBECAP, Severino Cabral, disse que este tipo de simpósio pode aumentar os intercâmbios culturais e acadêmicos entre a China, o Brasil e outros países de língua portuguesa. Para ele, Macau, como uma região com história especial, pode desempenhar O acadêmico e comendador Mauro Pereira de Lima Câmara, que recentemente foi homenageado com a Cruz do Empreendedor pela ANCEC, esteve presente ontem, sendo um dos cicerones, no Rio de Janeiro, a uma importante edição do Seminário Macau e Intercâmbio Sino-luso-brasileiro, que foi realizada na CNC e com auditório lotado com cerca de 400 pessoas.




Ex-Conselheiro Consular da República do Suriname e membro de diversas Câmaras de Comércio, Mauro é um dos Vice-Presidentes da tradicional FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR (FCCE), que é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Av. General Justo, nº 307 – 6º andar, Rio de Janeiro (RJ). Lembrando que a FCCE é a mais antiga associação de classe no Brasil dedicada exclusivamente às atividades do Comércio Exterior.





Já tive oportunidade de participar de uma edição anterior, representando a ACONBRAS – Associação dos Cônsules Honorários no Brasil a pedido do ex-presidente da mesma, quando o evento foi organizado pelo Instituo Internacional de Macau e pelo Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia-Pacífico (IBECAP), com a participação de especialistas e diplomatas chineses, brasileiros e de Macau. um papel cada vez maior e mais importante para impulsionar este intercâmbio.

A FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR tem sua sede no edifício da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e mantém com essa entidade, há mais de duas décadas, “Convênio de Suporte Administrativo e Protocolo de Cooperação Mútua”. A entidade é presidida pelo empresário Paulo Fernando Marcondes Ferraz, tem vasta experiência em comércio exterior. Ele presidiu e foi sócio de grandes empresas do setor e também atuou como consultor e representante de diversas companhias internacionais no Brasil. Entre elas, presidiu a Werco Trading S/A. Além disso, Marcondes Ferraz foi diretor-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), presidente da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Brasil-Grécia e árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

Lembramos que o Cônsul-geral do Brasil em Hong Kong e Macau é José Antônio de Castello Branco de Macedo Soares, um nome imponente, que deixa antever linhagem de sangue azul: - “Marquês de Belas e conde de Pombeiro. São títulos de Portugal, país de que gosta muito e visita quando pode. O diplomata nasceu em Buenos Aires, a 18 de Novembro de 1946, filho e neto de diplomatas. Foi a profissão que escolheu, com postos em Washington, Cidade do Panamá, Viena e Londres. A maior parte da carreira, porém, foi passada no Brasil, no Ministério das Relações Exteriores, onde trabalhou em diversas áreas. Em Fevereiro de 2013, foi nomeado Cônsul-Geral do Brasil em Hong Kong e Macau.

Em Macau, o português é língua oficial. Mas, no entanto, a sede do Consulado Geral do Brasil em Hong Kong e Macau está na primeira cidade. Por que há poucos consulados permanentes em Macau. Além do atendimento aos brasileiros, temos um papel de promoção comercial, de divulgação cultural, etc. E como o consulado está em Hong Kong desde 1953, não faz sentido mudar. E a relação entre Brasil e China é muito antiga. Tivemos emigrantes chineses no Brasil em 1811, para plantar chá, e cônsul brasileiro em Macau em 1850. Mas nos últimos 15 anos mudou tudo. A China passou a ser o nosso principal parceiro comercial e, de repente, tornou-se outro país.


=======================
Thiago de Menezes – Escritor e jornalista. Adido de Imprensa da ACONBRAS – Associação dos Cônsules Honorários no Brasil. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário